quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O que está rolando no Egito


O que dizer dessa onda de democracia que toma o Oriente Médio e caminha irredutível por toda a planície africana?

Observando esse acontecimento histórico que brevemente estará registrado nos livros de história, me vem à mente o que está contido no primeiro artigo da nossa Carta Magna de maneira sublime: ´´´Todo poder emana do povo...``.

A nossa acomodação diante da imensa corrupção dos nossos governantes nos faz inclinar e colocar nossos cetros no chão diante deles.

Era como estava o povo do Egito, acomodado, mas a fome e o desemprego crescente no país os fez lembrar de que são os verdadeiros donos do poder e os impulssionou a reivindicar uma providência imediata aos seus problemas.

E quanto a posição dos Estados Unidos diante de tal situação? Se mostraram cautelosos, quase neutros no início das manifestações devido ao risco de se posicionarem contrários ao governo de Osni Mubárak(na escrita em português)e prejudicar gravemente sua relação com outros países próximos ao Egito com regimes de governo semelhante.Mas tem cedido aos protestos e já pedem a renúncia do atual presidente.

Louvo a internet, ao facebook e ao twitter que embora sejam usados na maior parte do tempo de forma fútil, se mostraram como poderosas ferramentas de organização social para a luta pela democracia, tanto que tiveram o sinal cortado por dias, numa tentativa frustrada do governo de impedir as organizações da população insatisfeita para os manifestos.

Não entendo bem como podem existir posições políticas pró-governistas no Egito que apóiam essa ditadura que já dura 30 anos. Porém, o pluralismo político deve ser respeitado em qualquer circunstância e em qualquer governo. Uma pena porém são os confrontos violentos que ferem milhares e deixam até mesmo mortos. Por que não seguimos o exemplo de Ghandi com sua desobediência civil e boicote comercial organizado?

Pois bem, o prazo de Osni se encerra, ele deve renunciar de acordo com decisão da maioria política do Egito, espero que isso aconteça e que ele deixe de se sacrificar tanto pelo seu país como ele mesmo declara e descanse tomando um belo sol do oriente com sombra e água fresca e deixe o país na mão de novos governistas, restabelecendo assim a democracia de volta no Egito. E que seja uma gota de uma grande chuva que há de banhar toda a África um dia.

Postado por: Villy Guimarães

2 comentários:

  1. Não vai demorar muito para o Governo renunciar, a pressão da população é de países estrangeiros está cada vez maior, só espero que seja uma transição pacífica para enfim a democracia.

    ResponderExcluir
  2. É nosso caríssimo Duyllas, suas palavras foram proféticas, o ex Governo do Egito depois de muita pertinência do povo, caiu.

    ResponderExcluir