quarta-feira, 13 de abril de 2011

ACESSIBILIDADE ainda lembramos o que isso significa?


Hoje saí mais cedo da aula e fui buscar minha mãe no trabalho para irmos para casa. Enquanto a esperava observei pela porta de vidro, do lado de fora do seu estabelecimento de trabalho um carro enorme (caminhonete) parado bem na porta, até ai tudo bem,considerando que o tal estabelecimento fica bem em uma esquina ele apenas cometeu uma infração mas isso é problema dele.
O problema se alastra quando se considera que o bendito carro estacionou bem em cima de uma rampa de acesso para deficientes físicos.
Quando observei esse absurdo me lembrei instantâneamente de que na instituição onde estudo, relativamente bem equipada com mecanismos de acessibilidade tem os banheiros com portas largas mas sem barras de apoio para os cadeirantes e nenhuma pia apropriada para os mesmos.
Cheguei À conclusão de que há uma imensa negligência por parte do Poder Público e da própria população em atender aos anseios dessa parcela da população,os deficientes físicos.
Nos falta solidariedade e isso não é novidade para ninguém apesar de não fazermos nada quanto a isso.
Ae vai um breve trecho de um artigo sobre o problema na precisão censitária quanto à classificação correta do número de deficientes no Brasil implicando no retardo à aplicação de políticas públicas adequadas para resolução do problemas dos portadores de necessidades especiais no País:
´´... nada poderá ser feito sem a realização de um censo específico, que mensure e localize as pessoas com deficiência , pois os atuais dados censitários excluem milhões delas e impedem que os gestores públicos formulem políticas de apoio apropriadas e proporcionais as necessidades das pessoas com deficiência, dificultando seu acesso a educação e ao trabalho e impedindo o pleno exercício da cidadania. ``(http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=934 )
Pelo menos o mínimo de solidariedade que implica na própria humanidade devemos aos nossos irmãos menos favorecidos de saúde e perfeição física como nós não acham?


Um comentário:

  1. Infelizmente o deficiente físico ainda possui seus direitos restringidos no Brasil.
    Burako Negro

    ResponderExcluir